Você sabia que dor crônica encolhe o cérebro?
Pode parecer sensacionalismo, mas é a mais pura verdade. Eu também fiquei surpresa ao ouvir essa afirmação pela primeira vez, quando eu estava no curso de “Tratamento interdisciplinar da dor” na Faculdade de Medicina da USP.
A dor afeta várias áreas do cérebro e, se não for adequadamente tratada, causa alterações plásticas que diminuem a massa cinzenta.
O Dr. Apkarian, neurocientista da Universidade de Chicago, demonstrou que pacientes com dor crônica apresentam volume de massa cinzenta de 5 a 11% menor do que em pessoas sem dor, o equivalente à atrofia que acontece no cérebro ao longo de 10 a 20 anos de envelhecimento normal. O volume diminuído está relacionado à duração da dor sendo 1,3cm3 de perda de massa cinzenta para cada ano de dor crônica.
Alguém poderia perguntar: “Se eu não tratar uma dor crônica vou ficar menos inteligente com o passar dos anos?”. De certa forma é isso mesmo o que acontece.
Mas a boa notícia é que se a dor for tratada de forma eficaz há a possibilidade de reversão da densidade de massa cinzenta.
Então, se você sofre com qualquer tipo de dor crônica, não fique tomando analgésicos indiscriminadamente. Busque tratamento o quanto antes – o seu cérebro agradece!
Comentários