Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

Facetas e lentes de porcelana: o tratamento que pode transformar o seu sorriso

Criando sorrisos perfeitos com a Odontologia Digital

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DE UM SORRISO BONITO

O sorriso é a característica mais marcante no rosto de uma pessoa.

 

Em uma pesquisa americana de 2010 foi feita a seguinte pergunta: “O que você repara primeiro quando conhece alguém?” 47% das pessoas responderam: “O sorriso”.

 

Outra pesquisa, realizada na Inglaterra, mostrou que o sorriso determina o que os outros pensam a respeito de uma pessoa quando a conhecem. Quando o sorriso é bonito, julga-se que a pessoa é simpática, tem elevado grau de instrução e tem relacionamentos felizes. Por outro lado, quando o sorriso é feio, as pessoas julgam exatamente o oposto.

 

Muitos não estão satisfeitos com o seu sorriso, mas acreditam que é muito difícil mudá-lo ou que os seus dentes simplesmente não têm conserto.

 

A boa notícia é que a Odontologia Estética evoluiu muito nos últimos anos e tem recursos avançados para possibilitar que qualquer pessoa tenha o sorriso dos seus sonhos.

 

As facetas e lentes de contato de porcelana atualmente apresentam qualidade excelente e são preparadas com alta tecnologia.

 

O paciente tem a possibilidade de visualizar na tela do computador e depois na sua própria boca uma simulação de como os futuros dentes vão ficar, antes mesmo de começar o tratamento propriamente dito. Isso é possível por meio do planejamento digital.

 

Ao longo deste artigo eu vou explicar como é feito o planejamento e o preparo das restaurações para que o sorriso fique incrível, exatamente como você deseja.

 

Além disso, o tratamento é feito rapidamente (em média 4 consultas) e com muito conforto.

 

 

QUAIS SÃO OS PASSOS DO TRATAMENTO ESTÉTICO?

 

Consulta inicial

 

A boa comunicação e o estabelecimento de um elo de confiança entre o paciente e o dentista são fundamentais para o sucesso de um procedimento estético. Quem realiza os tratamento estéticos em nossa clínica é a Dra. Helena Alves Omar. Ela tem experiência de 20 anos atuando nessa área, e consegue captar o que cada paciente deseja para o seu sorriso. Analisando vários fatores, é ela quem vai dizer qual é o passo-a-passo ideal para o seu caso.

 

Em alguns casos, antes de fazer as facetas e lentes de contato, podem ser necessários outros tratamentos, como: clareamento dental (leia mais sobre clareamento clicando aqui), uso de um aparelho ortodôntico, ou um tratamento gengival, caso o paciente tenha tártaro nos dentes.

 

Na consulta inicial também é importante que o paciente fale o que o agrada e o que o desagrada no seu sorriso. Dessa forma é possível que o dentista crie um novo sorriso que seja a concretização de um desejo do paciente, de forma bem individualizada.

 

Hoje em dia vemos vários artistas que fazem restaurações de porcelana e ficam com os sorrisos todos iguais, muito brancos ou com dentes muito grandes.

 

Esses sorrisos artificiais não são o ideal, porque acreditamos que a real beleza demonstra naturalidade.

 

Por isso, em nossos tratamentos buscamos criar sorrisos que estejam em harmonia com o rosto da pessoa e que representem suas características individuais de forma bem natural.

 

 

 

Protocolo fotográfico

 

As fotografias são necessárias para o planejamento no computador e para mostrar a você o que é possível fazer no seu caso. Por meio de fotografias a comunicação se torna menos subjetiva.

 

São realizadas fotos em close nos dentes, fotos do sorriso e também do rosto, em várias posições diferentes. Isso é importante para que o novo sorriso fique bonito por todos os ângulos.

 

 

 

 

 

 

 

Planejamento Digital 

 

 

As fotografias são transferidas para o computador e nele é feito o planejamento virtual das futuras restaurações. Em nosso consultório usamos o Nemo Smile Design, um software da maior empresa de design odontológico do mundo, a Nemotec.

 

Um sorriso considerado harmônico, atraente e saudável envolve o equilíbrio entre a forma e simetria dos dentes, lábios, gengivas, e também o modo como estes elementos se relacionam com a face da pessoa.

 

Isso é levado em consideração durante o planejamento.

 

Fazemos com que as mudanças nos dentes melhorem não apenas o seu sorriso, mas também aumentem a harmonia da face.

 

No software  são feitas várias linhas de referência horizontais e verticais para análise facial. Para os traçados do rosto e dos dentes é usado o conceito de proporção áurea. Leia mais sobre esse conceito clicando aqui.

 

 

 

 

 

No computador é feita uma simulação de antes e depois para que você  possa visualizar o resultado final antes mesmo de começar o tratamento propriamente dito.

 

Na segunda etapa é feita uma escultura tridimensional do novo sorriso, usando um banco digital de sorrisos naturais perfeitos.

 

 

 

 

 

O arquivo  é compartilhado com um laboratório de prótese especializado em Odontologia Digital, que confecciona em impressora 3D um protótipo do futuro sorriso.

 

Depois de aprovado pelo paciente, é realizado um teste em boca (por cima dos dentes naturais). Esse teste é chamado de mock-up.

 

 

 

Simulação das futuras lentes (Mock-up)

 

Restaurações provisórias de resina são coladas sobre os dentes naturais, no formato exato das futuras lentes de porcelana.

 

Esse momento é muito importante para que você possa visualizar o impacto que a proposta de tratamento trará ao seu sorriso. Dessa forma você poderá se sentir mais seguro/segura de que está tomando a decisão certa.

 

Para o dentista este momento também é muito importante, para observar a harmonia das novas dimensões dos dentes com a face do paciente e testar outros aspectos, como a mordida e os movimentos da boca.

 

Nessa etapa você tem a possibilidade de fazer as suas considerações e, se quiser, tem a opção de mudar mais algum detalhe no planejamento inicial.

 

 

 

 

Confecção das restaurações finais

 

Após a aprovação da simulação na boca pelo paciente, são feitos os preparos nos dentes.

 

Para a realização de lentes em dentes pequenos ou que estão em posição mais “para trás”, são desgastados apenas alguns pontos retentivos, para que eles não atrapalhem a inserção das lentes. No caso de dentes posicionados mais “para a frente”, um desgaste um pouco maior é realizado (que em geral não passa de 1mm).

 

Em seguida, é feito o molde dos dentes e enviado para o laboratório de prótese, onde as peças são produzidas em um equipamento de tecnologia alemã, a fresadora Cerec.  As lentes de porcelana ficam exatamente iguais ao que foi planejado digitalmente, porque o Cerec trabalha copiando o projeto digital, como uma impressora 3D.

 

 

 

 

 

 

Fixação das restaurações de porcelana

 

De volta ao consultório do dentista, a superfície dos dentes e a parte interna das peças são preparadas para receber um adesivo especial e em seguida elas são coladas aos dentes com um material a base de resina.

 

Estes materiais de colagem são ultra resistentes. Há mais de 50 anos a Odontologia vem aprimorando adesivos e cimentos para que eles fiquem totalmente “embricados” à estrutura dental, formando como se fosse uma peça única em conjunto com o dente. Por isso essas peças não se soltam dos dentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUINDO…

 

 

Fazemos tudo o que é necessário para criar sorrisos que transpareçam beleza com naturalidade.

 

E há um grande motivo para isso: vivemos em uma sociedade que valoriza muito a imagem.

 

Por isso, investir em um sorriso bonito não é algo supérfluo. Ele pode ser um grande diferencial na forma como as pessoas te julgam, principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, o seu sorriso é mesmo o seu melhor cartão de visitas.

 

Além disso, um sorriso bonito também pode aumentar a sua autoestima e te dar mais confiança para alcançar tudo aquilo que te faz feliz.

 

Reflita a respeito disso e decida buscar o sorriso dos seus sonhos. Você pode conquistá-lo mais facilmente do que imagina!

 

 

 

Conheça a Dra. Helena Aves Omar, a especialista em Odontologia Estética da nossa clínica:

 

Experiência e tecnologia

 

A Dra. Helena  tem ampla experiência, trabalhando há 20 anos na área de Odontologia Estética, sempre com os recursos mais avançados, para proporcionar lindos sorrisos!

 

  • Graduada em Odontologia pela UNESP
  • Especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral
  • Especialista em DTM e Dores Orofaciais

 

 

Vamos agendar sua consulta?

Mande um whatsapp para (12) 98245-6101 ou ligue no telefone (12)3945-0395.

 

 

    CONTEÚDO VIP
    Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Seu E-mail:


    , , , , , , , ,

    Comentários

    1. Quero colocar nos meus dentes capas de porcelanas e quero saber o preço me passe seu telefone que ligo.

    2. Roger Hoya disse:

      As facetas (ou mesmo as lentes) só são colocadas na parte da arcada superior. Vi várias fotos comparativas do “antes e depois”. Nas fotos do “antes”, o sorriso costuma se de boca aberta, mostrando quase todas as imperfeições. No “após”, o sorriso esconde a arcada inferior. Isso me parece um excesso na propaganda.
      Tenho interesse, aliás, necessidade de fazer algo estético em meus dentes, contudo, acho muito anti-natural esses sorrisos super brancos (Danielle Winits é um grande exemplo). Será que posso optar por uma cor mais semelhante com a dentição original? Porque é só bater os olhos para perceber que é “falso” o sorriso.
      O tratamento apenas das facetas dura mais de 30 dias? A informação sobre a durabilidade varia conforme o sites visitados (de 5 até 20 anos). E se tiver cárie em algum dente com a faceta já colada?

      • Lia Alves disse:

        Olá Roger! Sim, as facetas costumam ser coladas só nos dentes superiores porque são os dentes que mais aparecem no sorriso, mas também podem ser coladas nos inferiores se a pessoa quiser, não há nenhuma contra-indicação. Sobre as fotos de antes e depois, a intenção não é esconder os inferiores, é que às vezes não temos as fotos iniciais à mão para tirar as finais exatamente na mesma posição. Simples assim. Prometo que vou tentar prestar atenção nisso nas próximas vezes em que eu tirar e escolher as fotos finais para postar no blog!rsrsrs Concordo plenamente com você que os sorrisos super brancos são feios e muito artificiais, por isso sempre sugiro que os meus pacientes optem por cores com aparência mais natural. O tratamento com a colocação de facetas pode ser feito em cerca de 15 dias. às vezes é mais longo devido a necessidades individuais, caso a pessoa decida fazer um clareamento antes ou a adequação de outros dentes. A durabilidade é muito variável em primeiro lugar porque algumas pessoas cuidam bem da higienização bucal, sempre retornam ao consultório para consultas preventivas e outras não. A durabilidade de qualquer tratamento odontológico está diretamente ligada aos cuidados que cada pessoa tem. Isso já responde a sua pergunta sobre cárie em algum dente que tiver faceta. Se der cárie, é necessário retirar a faceta e fazer outra. Por isso, prevenção é fundamental em dentes naturais ou em dentes que já têm algum tipo de tratamento. Eu tenho pacientes que fizeram facetas comigo há 12 anos atrás e elas continuam perfeitas. Como atualmente as porcelanas têm qualidade superior, a expectativa é que elas durem mais ainda, desde que a pessoa cuide bem. Espero ter respondido todas as suas dúvidas! Um abraço!

    3. Janaina Bezerra dos santos disse:

      Oi vocês fazem facetas de resina e meu dente de baixo tem um espaço bem grande morro de vergonha

      • Lia Alves disse:

        Olá Janaína! Nossa primeira opção são sempre as facetas de porcelana, devido à maior estética e durabilidade. Mas quando o custo das porcelanas é inviável para algum paciente, fazemos as facetas de resina, sim, que também apresentam bons resultados. Se você mora na região de São José dos Campos e quiser agendar uma consulta para eu ver o seu caso e te dizer quais são as opções, estou à disposição!

    4. everton morais disse:

      qual o preco medio pra fazer facetas ? tanto de resina quanto porcelana. desde ja obrigado

      • Lia Alves disse:

        Olá Everton! Como eu falei no artigo, os preços variam bastante de acordo com a cidade, o bairro, o profissional e os materiais usados. Na minha região os preços giram em torno de R$500 para facetas de resina e R$2.000 facetas de porcelana.

    5. everton morais disse:

      Qual o valor das facetas ,tanto resina quanto
      porcelana.
      Desde já agradesco

    Deixe um comentário

    (não será divulgado)