Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

Facetas de porcelana: o segredo dos famosos para um sorriso perfeito

 

 

Você já ficou impressionado ao perceber que todas (ou quase todas) as celebridades têm dentes branquíssimos e perfeitamente alinhados? Já ficou pensando: “Como essas pessoas são sortudas por terem nascido com dentes tão bonitos”?

 

Na verdade, a maioria das pessoas que aparecem na televisão e têm um sorriso perfeito fizeram algum tipo de procedimento odontológico estético. E o tratamento mais procurado é a colocação de facetas de porcelana.

 

Com facetas de porcelana qualquer pessoa pode ter um sorriso lindo, igual ao das celebridades!

 

 

O que são facetas?

 

 

Esse tratamento consiste na colagem de pequenas lâminas de porcelana sobre o esmalte dos dentes, como se fosse uma unha postiça. Com isso, é possível aumentar o tamanho dos dentes, mudar o formato, fechar espaços entre os dentes (chamados de diastemas), mudar a cor, substituir restaurações grandes e manchadas…

 

Resumindo: as facetas têm a capacidade de deixar os dentes alinhados e mais claros – o sonho de consumo de muita gente!

 

 

E como é feito o procedimento?

 

Em primeiro lugar é importante fazer um bom planejamento das futuras restaurações. Para isso, o dentista deve conversar com o paciente sobre as suas expectativas com relação à estética, tirar fotos e fazer um molde da boca do paciente para tirar algumas medidas. Pode ser necessário também fazer um raio-x para conferir se está tudo certo com os dentes que serão tratados.

 

Nos últimos anos surgiu uma nova opção para que a pessoa saiba exatamente como os seus dentes vão ficar ao final do tratamento, o Planejamento Digital do sorriso, também chamado de DSD (Digital Smile Design). As fotos são levadas ao computador e a partir daí são feitos estudos para saber qual o melhor formato dos dentes.

 

A partir do projeto do sorriso planejado no computador, é feito um teste na boca do paciente, o chamado mock-up. Aí já é possível saber como será o resultado e fazer alterações no planejamento inicial, de acordo com a necessidade.

 

Veja aqui um post bem completo sobre como são feitas as facetas e lentes de porcelana (leia aqui).

 

Com o planejamento pronto, o dentista faz o preparo dos dentes, e prepara um molde ou faz o scaneamento dos dentes, para enviar ao laboratório odontológico, onde as peças de porcelana serão confeccionadas.

 

Na consulta seguinte, o dentista prova as facetas e, estando tudo perfeito, faz a colagem nos dentes. Elas ficam tão bem adaptadas ao dente, que não é possível sentir passando a língua sobre os dentes nem perceber a olho nu a emenda entre porcelana e esmalte dental.

 

 

 

As facetas têm alguma contra-indicação?

 

Existem alguns casos em que as facetas são contra-indicadas sim.

 

Quando a pessoa tem os dentes da frente muito “encavalados” pode ser que não haja espaço suficiente para colocar facetas com uma largura adequada. Nesse caso é melhor fazer tratamento ortodôntico, que depois pode ser finalizados com as facetas.

 

E quando algum dente da frente está muito fragilizado ou quebrado a coroa de porcelana é uma opção melhor, mais segura.

 

Por outro lado, mesmo quem tem bruxismo (range ou aperta os dentes durante o sono) pode colocar facetas nos dentes.Só é necessário usar uma placa de mordida ao dormir para evitar fragilizar ou quebrar as peças de porcelana devido ao atrito entre os dentes provocado pelo bruxismo.

 

 

Elas mancham e precisam ser trocadas de vez em quando?

 

Esse tratamento é feito para durar muitos anos, porque as porcelanas têm excelente durabilidade de cor. Elas não absorvem aqueles pigmentos escuros que costumam escurecer os dentes, encontrados em bebidas como café, coca-cola, vinho tinto, etc. Além disso, as porcelanas atuais são extremamente resistentes.

 

 

 

Facetas e lentes de contato são a mesma coisa?

 

Praticamente sim. Ambas são lâminas de porcelana muito finas. A única diferença é que as lentes têm no máximo 0,5mm. Ou seja, até essa espessura elas são chamadas lentes de contato. Quando são mais grossas, chamam-se facetas.

 

Para se fazer lentes de contato muitas vezes não são necessários desgastes no dente. O dentista apenas remove algumas retenções para posicionar melhor a lente.

 

Nesse vídeo eu falo um pouco mais sobre as lentes de contato dental: assista aqui!

 

 

 

O sorriso dos famosos

 

facetas2

 

Quem tem facetas nos dentes recomenda! É o caso da apresentadora e atriz Daniele Suzuki. Ela ficou tão satisfeita, que se tornou garota-propaganda da Nobel Biocare, uma multinacional sueca, líder mundial na área de Odontologia Estética e Reabilitadora.

 

Ela relata o seguinte: “Os meus dentes eram um pouco tortos e encavalados e isso me incomodava. Mas, para acertá-los, eu teria que usar aparelho, o que ia ser demorado e prejudicaria o meu trabalho. Aí descobri o tratamento com facetas. Foi tudo muito rápido e não causou incômodo ou dor alguma. Adorei! Agora estou sorrindo com mais freqüência e mais confiante para falar, sorrir e trabalhar. Foi a melhor coisa que eu fiz!”.

 

Vários outros famosos já fizeram facetas, como: Flávia Alessandra, Xuxa, Regina Duarte, Ana Maria Braga, Giovana Ewbank, Malvino Salvador e Rodrigo Lombardi.

 

 

O sorriso desses e de outros artistas também pode estar ao seu alcance! Procure um dentista especialista em Odontologia Estética e saiba se esse tratamento é bem indicado para você!

 

Quem faz os tratamentos estéticos na nossa clínica é a Dra. Helena Omar, minha irmã, excelente dentista, com experiência de 20 anos nessa área. Ela tem uma excelente formação e trabalha com alta tecnologia. Agende sua consulta com a Dra. Helena e converse com ela sobre todas as possibilidades para deixar o seu sorriso lindo!

 

Tel: (12)3945-0395

 

Whatsapp: (12) 98245-6101

 

 

 

 

 

 

 

 

    CONTEÚDO VIP
    Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Seu E-mail:


    , , , , , , ,

    Comentários

    Nenhum comentário ainda

    Deixe um comentário

    (não será divulgado)