Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

ALL ABOUT DENTAL WHITENING: The COMPLETE GUIDE

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

    CONTEÚDO VIP
    Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    Seu E-mail:


    , , , , , , , ,

    Comments

    1. moacy says:

      Dr. Boa noite..eu estou fazendo clareamento interno no incisivos central q fiz canal..nas 3 primeiras seções clareou um pouco, sendo q o curativo (massa) tava saído e o dentista passou a usar um pouco de resina ..e to achando o dente um pouco amarelo..eh normal..me ajuda ai por favor..obrigado Deus abençoe

      • Lia Alves says:

        Moacy, muitas vezes o clareamento interno não é suficiente para clarear o dente mesmo. Talvez no seu caso seja melhor fazer uma faceta de resina ou porcelana ou uma coroa de porcelana (essa opção costuma ser a melhor para dentes com tratamento de canal que não respondem bem ao clareamento). É algo a se pensar.

        • Pamela says:

          Eu fiz o clareamento a laser normal o meu dentista disse que o produto vai agindo com o passar dos dias clarea um pouco mais isso é verdade?

          • Lia Alves says:

            Sim, é normal o dente ir clareando mais um pouquinho, enquanto o produto ainda tem ação sobre a estrutura.

    2. Rosemary says:

      Amei não conhecia o seu Blog . Me tirou várias dúvidas. O meu noivo tem terror em falar em clareamento. Vontade tinha em fazer mais o medo era muuuuuuuuuuuuuuuuuito maior. E nunca fez. Ele tem os dentes perfeitos porém muitos escuros ele não bebe nem fuma mais toma muito café. Acredito que agora ele faz. Obrigada e parabéns pela iniciativa de montar um blog de tamanha importância.

      • Lia Alves says:

        Que bom que você gostou do blog, Rosemary. Muita gente tem medo de fazer clareamento mesmo. Todo mundo já ouviu alguma história de um amigo que fez e sentiu muita dor. Mas ele é um tratamento seguro e o desconforto não é muito grande, se for feito com a cautela necessária.

    3. Jane says:

      Eu tenho dentes manchados por tetraciclina,ja fiz clareamento caseiro com peróxido a 18% ,não resolveu,ai fiz em consultório também não resolveu,sera que o clareamento interno pode dar resultado no meu caso que é bem severo,ja pensei nas outras alternativas como facetas ,coroas e lentes,mas além de serem invasivas,sao tratamentos muito caros e como tenho q fazer pelo menos nos dentes da frente não tenho condições,o meu sonho é ter um sorriso normal,sempre fico constrangida ao sorrir,o que vc me aconselharia fazer.Parabens pelo blog,seus textos são muito esclarecedores

      • Lia Alves says:

        Olá Jane! Obrigada pelo elogio! Fico feliz quando sei que o meu blog está ajudando as pessoas. Mas sinto muito em te dizer que o clareamento interno também não vai funcionar. E para fazê-lo a pessoa tem que já ter feito tratamento de canal. Não sei se esse é o seu caso. De qualquer forma, não tente fazer mais um clareamento porque você vai gastar dinheiro, tempo, e vai ficar decepcionada. Tenho uma paciente que também tem dentes manchados por tetraciclina e no passado já tentou de tudo pra resolver o problema e nada adiantou. Agora já faz algum tempo que ela está juntando dinheiro para fazer facetas e coroas. Ela economiza dinheiro pra fazer a “poupança das porcelanas”, ao invés de gastar com sapatos ou outras coisas que não fazem muita diferença na sua auto estima. E agora ela está super animada porque já está próxima a data em que ela vai poder fazer as tão sonhadas restaurações de porcelana. Talvez a história dessa minha paciente seja um incentivo pra você fazer o mesmo! Mas se você quiser uma solução para agora, e que custe menos que as porcelanas, as facetas de resina são uma boa opção. Atualmente temos resinas excelentes, que também são capazes de deixar o sorriso muito bonito. A única desvantagem é que com o tempo elas podem começar a manchar e precisarão de trocas. Para fazer essas facetas de resina também é necessário desgastar um pouco os dentes, mas não se preocupe, isso não vai deixar os seus dentes fracos, depois é só continuar com bons hábitos de higiene bucal e você não vai ter problemas de cárie ou dentes quebrados por causa disso. O mais importante é fazer um tratamento para que você tenha um sorriso normal, como você mesma disse; para que você possa sorrir sem constrangimentos, da forma mais espontânea e natural. Se você mora em São José dos Campos ou região, agende uma consulta comigo para eu dar informações mais específicas para você. Espero já ter ajudado um pouco! Bjs

    4. Jane says:

      Muitooo obrigada lia, agradeço sua atenção e o seu conselho,infelismente não moro na região sudeste,mas tenho amigos aí é com certeza vou comentar sobre seu trabalho,quanto as facetas,vou começar a pensar nessa hipótese afinal não tem outra alternativa por enquanto,mas também quem sabe num futuro próximo os pesquisadores achem algum produto para solucionar esse problema,ahh Lia tenho uma curiosidade,talves vc possa esclarece lá,existem dados do número de pessoas que teem esse tipo de manchamento,sabe e muito chato porque as pessoas não conhecem esse problema e perguntam se vc fuma,ou pensam q vc não cuida dos dentes,mas mesmo assim sou grata por te los,muitas pessoas não tem dentes,e afinal precisamos deles até o fim dos nossos dias.Um grande abraço pra vc

      • Lia Alves says:

        Jane, não existem dados sobre a quantidade de pessoas que tem os dentes manchados por tetraciclina, mas não são muitos. Felizmente, hoje em dia os médicos sabem que não podem prescrever esse antibiótico para as crianças por causa das inevitáveis manchas no futuro. Você está certa, o mais importante é ter os dentes saudáveis. Mas cuidar da estética também é importante, porque o sorriso influencia muito na auto estima e na forma como as pessoas te julgam em um primeiro contato, tanto na área profissional quanto social. Fico feliz em ter ajudado um pouco. Bjs

    5. Denise Stanguini says:

      Gostaria de saber se é verdade que pra pessoas acima dos 50 anos o clareamento não resolve? não tem um resultado satisfatório?

      • Lia Alves says:

        Olá Denise! É verdade que em pessoas mais jovens o clareamento costuma ser mais rápido e ter maiores resultados, mas pessoas acima de 50 anos também podem clarear os dentes sim. O importante é fazer um número um pouco maior de sessões (se em jovens eu costumo fazer 2 ou 3 sessões, nas pessoas de mais idade eu faço 3 a 4 sessões). Além disso, às vezes eu associo a técnica de microabrasão ao clareamento nos dentes que são mais difíceis de clarear.

    6. Rita says:

      Olá! Vou começar um clareamento caseiro, finalizando com uma sessão a lazer. O meu gel é o opalescence 20%.. E ela mandou eu dormir com esse gel. Mas já fiz com outro dentista a alguns anos que eu ficava 2 horas! Você não acha que vai fazer mal? Eu perguntei a ela e ela disse que não, queria uma segunda opinião. Aguardo

      • Lia Alves says:

        Olá Rita! No geral, indicamos fazer o clareamento caseiro por apenas 2 horas ao dia porque mais do que isso não é necessário e porque durante a noite temos menor formação de saliva e os dentes desidratam mais, perdem mais minerais. Mas existem várias marcas e várias concentrações diferentes de gel clareador. Existe uma marca que é recomendada para uso noturno, o Pola night. Então é importante ver especificamente qual produto você irá usar.

    7. Alyne says:

      Olá Dra. Lia

      Amei o seu bolg, muito esclarecedor. Parabéns pela sua iniciativa.

    8. Milla says:

      Bom dia, Dra.
      Estou fazendo clareamento com intercalando o peroxido de hidrogênio com o peroxido de Carbonida. Tenho duas perguntas/ dúvidas:
      1. Porque essa alternância? Qual o benefício? Com o hidrogênio passa de 2 a 4 horas com ele, correto? E o de carbonida, durmo com ele.
      2. Essa noite pela primeira vez esqueci de colocar o de carbonida, o que devo fazer?

      Obrigada

    9. Milla Araujo says:

      Bom dia, Dra.
      Estou fazendo clareamento com intercalando o peroxido de hidrogênio com o peroxido de Carbonida. Tenho duas perguntas/ dúvidas:
      1. Porque essa alternância? Qual o benefício? Com o hidrogênio passa de 2 a 4 horas com ele, correto? E o de carbonida, durmo com ele.
      2. Essa noite pela primeira vez esqueci de colocar o de carbonida, o que devo fazer?

      • Lia Alves says:

        Boa tarde Milla. Não acredito que há nenhum benefício em intercalar os dois. Peróxido de hidrogênio costuma ser mais forte do que carbamida, já que carbamida é resultado da decomposição do peróxido de hidrogênio. A quantidade de horas a ser usada depende da concentração e da marca usadas. Eu não recomendo dormir com as moldeiras com gel na boca. Se você esquecer de usar uma noite não tem problema, mas lembre-se que o uso contínuo é que traz bons resultados!

    10. juliana says:

      Gostaria de saber se o clareamento apresenta uma diferenca notavel de antes e depois?
      Se dar pra perceber bem o que os dentes estao mais claros?

      • Lia Alves says:

        Olá Juliana!Sim, o clareamento sempre dá uma diferença notável. Mas é importante que sejam feitas aplicações suficientes do clareamento a laser (uma única sessão não é suficiente), ou então uso por algumas semanas do clareamento caseiro, para que o resultado seja bacana.

    11. Larissa says:

      Estou fazendo um clareamento caseiro e notei manchas brancas no meu dente, na pontinha onde eles são um pouco transparentes. Estou procupada se essas manchas vão permanecer, porque eu gostava muito do meu dente um pouco transparente nesse local. Agora essa mancha é opaca. Você saberia me dizer se essas manchas vão sair?

      • Lia Alves says:

        Olá Larissa! As manchas podem sumir conforme o seu dente vai remineralizando (ganhando minerais). Sugiro que você faça bastante bochecho com flúor – umas 3 vezes por dia.

    12. Andresa says:

      Gostaria de saber por quanto tempo posso usar o gel clareador caseiro. Fiz o clareamento no consultório e o dentista pediu q fizesse tbm o caseiro por 15 dias. Fiz, gostei do resultado e gostaria de repetir novamente, tem mais ou menos 3 meses q usei logo gostaria de saber a frequência q posso está usando o gel clareador caseir. Desde já agradeço.

      • Lia Alves says:

        Olá Andressa! Se você terminou o clareamento há uns 3 meses, você não deve repetir por enquanto. Recomendo que a pessoa refaça o clareamento no mínimo com 1 ano de intervalo, para não prejudicar os dentes.

    13. Paula says:

      Que legal seu blog ! Esclareceu muitas dúvidas.
      Gostaria de saber uma coisa: passei o gel clareador dental whiteness 35no meu paciente Mas ele não mudou de cor com o passar do tempo. Deixei por 20 min o gel agindo e nada ele continuou bem roxo. Achei estranho pq sempre mudou de cor . É normal? Interfere no resultado?

      • Lia Alves says:

        Oi Paulie! Que estranho, era pra ele ter ficado transparente depois de 10 minutos. Será que a proporção entre o peróxido e o espessante estava certinha, de 3 para 1? Às vezes acontece de cair uma gota um pouco maior do que deveria do espessante, e por isso fica roxo por mais tempo. Pode ter acontecido isso (nesse caso não interfere com o resultado). Mas se a proporção e o tamanho das gotas estava certo, então talvez o produto estava com algum problema.

    14. Vanessa says:

      Olá! Muito bom o blog, me tirou muitas dúvidas! Amanhã faço a primeira sessão. Porém, estou em dúvida entre fazer clareamento a laser em: 2 sessões do HP Blue Whitness 35% ou 3 sessões do Opalescence Boost PF. 40%. Qual é melhor?
      Obrigada!

      • Lia Alves says:

        Olá Vanessa! Ambos são ótimos materiais. A escolha por um outro depende de qual o profissional gosta mais de trabalhar, porque ambos tem resultados semelhantes. Mas a quantidade de sessões com um ou outro tem que ser a mesma. Se os seus dentes são bem escuros, sugiro que você faça 3 sessões. Para a maioria das pessoas, 2 sessões acaba sendo insuficiente.

    15. Ian says:

      Boa tarde! Gostaria de saber se o não uso do fluor apos ou durante o clareamento (Laser) pode causar algum dano posterior aos dentes ou se somente ajuda com a sensibilidade? Obrigado =]

      • Lia Alves says:

        Olá Ian! O ideal é que o flúor seja usado não apenas para minimizar a sensibilidade, mas também para fortalecer os dentes durante o clareamento.

    16. Jordana says:

      Olá. Estou utilizando o Whitness 22%, e desde a primeira aplicação na pontinha de alguns dentes ficou manchado de branco. Um tom bem mais branco. Elas saem ? Alem disso, sempre tive um dentinho manchado (fluorose) ela pode se intensificar com o clareamento? Grata.

      • Lia Alves says:

        Olá Jordana! Sugiro fazer bastante aplicação de flúor para tentar remineralizar essas pontinhas mais brancas. Isso geralmente acontece quando o dente já tinha alguma alteração na calcificação do esmalte que antes não era perceptível, mas aparece depois do clareamento. Se você tem mancha de fluorose, o gel não deve ser aplicado sobre essa manncha. Por isso tem que fazer o clareamento de consultório, para que o dentista coloque uma barreira em cima da mancha e clareie apenas ao redor.

    17. Wesley Vinícius says:

      Boa noite Dra. gostaria de saber se após fazer clareamento interno em um dente que sofreu um trauma a cerca de 10 anos, há o risco dele voltar a escurecer após atingido o resultado do clareamento esperado. Texto muito esclarecedor, está de parabéns.

      • Lia Alves says:

        Olá Wesley! Sim, o dente pode voltar a escurecer. Isso costuma acontecer com qualquer dente em que foi feito o clareamento. Provavelmente ele não vai voltar a ficar com uma cor tão escura quanto antes, mas costuma reescurecer sim.

    18. Cecilia says:

      Boa noite! Fiz clareamento e agora estou na 1° semana após o tratamento e estava comendo coisas de chocolate e escovando o dente logo após, conforme orientação do dentista. Porém notei que meu dente deu uma amarelada e a 1° semana ainda nem terminou. Tô beeem frustrada com isso. Agora preciso aguardar 1 ano pra fazer o retoque e então ficar com a cor desejada?

      • Lia Alves says:

        Olá Cecilia! 1 semana de clareamento é muito pouco para deixar os dentes de fato mais claros, precisa de um tempo maior. Consideramos aguardar 1 ano apenas depois que já foi obtido um bom resultado quanto à cor!

    19. Tainara says:

      Bom dia, eu fiz canal no dente da frente e um ano depois fiz o clareamento interno. O resultado foi muito bom porém só durou um mês e voltou a ficar escuro. Será que devo fazer outro clareamento interno em outro profissional? Ou o problema está no meu dente e eu deveria optar por uma coroa de porcelana?

      • Lia Alves says:

        Olá Tainara! Não é aconselhável ficar repetindo o clareamento interno. Talvez seja melhor você optar por uma lente de porcelana, ou coroa, dependendo do caso.

    20. Liu says:

      Pretendo fazer o clareamento, mas tenho receio de ficar com os dentes sensiveis e enfraquecidos com o passar dos anos, isso é possivel?

      • Lia Alves says:

        Olá! Como eu falei no artigo, o clareamento pode causar sensibilidade passageira, que dura só 24 horas. Ele não deixa o dente sensível eternamente e muito menos o enfraquece.

    21. Rosangela says:

      Boa tarde, iniciei um clareamento com polanight , que será de 20 dias permanecendo 2 horas por dia com o gel,. Gostaria de saber se este produto é bom?

    Leave a comment

    (It will not be disclosed)