Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

A importância do contorno gengival para um sorriso perfeito: conheça a cirurgia plástica na gengiva

Você sabia que um sorriso atrativo depende não só de componentes como tamanho, forma, cor e posição dos dentes, mas também da quantidade de gengiva exposta e da relação de tudo isso com os lábios? É isso mesmo! Os dentes não são os únicos responsáveis pela aparência do seu sorriso, mas a gengiva também!

 

Dizemos que a estética branca (dentes) e a estética vermelha (gengiva) devem caminhar juntas. A presença de um contorno gengival regular e contínuo contribui significativamente para uma composição estética agradável, para um sorriso perfeito!

 

Para ser considerado bonito, o sorriso deverá respeitar as seguintes características:

 

– pouca quantidade de gengiva exposta;

– a linha formada pelos bordos dos dentes superiores deverá acompanhar a forma do bordo do lábio inferior;

– presença de paralelismo entre o plano frontal dos dentes, o canto dos lábios e a linha dos olhos (veja as linhas traçadas na figura abaixo);

– tecido gengival saudável preenchendo completamente os espaços entre dentes (sem “buracos negros”);

– margens gengivais com contorno e cor adequados.

 

 

 

 

O que é “Sorriso Gengival”?

 

Um dos problemas mais comuns que influenciam negativamente o sorriso é o excesso de gengiva. Ele pode ser causado por diversos fatores.

 

O sorriso gengival acontece quando a linha do lábio superior permanece a uma distância maior ou igual a 3 mm da margem gengival durante um sorriso não forçado. Nesses casos, a linha do sorriso fica bem alta e expõe uma larga zona de tecido gengival. Isso  ocasiona uma sensação de dentes mais curtos, quadrados e de sorriso com aparência infantil. Veja nessa foto abaixo um exemplo de sorriso gengival:

 

 

 

Como solucionar o Sorriso Gengival?

 

Quando o sorriso gengival acontece por causa da gengiva continuar crescendo mesmo após o dente haver terminado de erupcionar (nascer), é possível tratar essa alteração através de técnicas cirúrgicas que removem o excesso de gengiva que está cobrindo os dentes e, consequentemente, melhoram o contorno gengival e as proporções entre dentes e gengiva. Essas cirurgias plásticas na gengiva são chamadas de gengivoplastia ou gengivectomia.

 

 

 

Quais são os passos para a realização da Plástica na gengiva?

 

Anamnese: Na primeira consulta é fundamental que o profissional entenda as queixas e angústias do paciente em relação ao seu sorriso e obtenha informações sobre o estado de saúde geral do mesmo, para que o tratamento seja realizado de forma segura.

 

Exame clínico: O periodontista faz o diagnóstico para identificar a causa do sorriso gengival. Dessa forma, é possível indicar a melhor opção de tratamento para cada caso. Quando a gengivectomia for indicada, será realizado um exame clínico detalhado onde serão feitas várias medições para avaliar a quantidade de gengiva possível de ser removida.

 

Protocolo fotográfico: Como trata-se de uma cirurgia plástica na gengiva, o planejamento deve ser minucioso. São realizadas fotografias de vários ângulos para que o profissional faça o planejamento no computador e para que o próprio paciente visualize qual será o resultado obtido no seu caso.

 

 

 

É importante esclarecer também que a cirurgia de gengivectomia não tem apenas indicação estética. Nos casos onde há crescimento excessivo da gengiva, isso pode dificulta a higiene oral dos pacientes e provocar uma série de doenças e problemas bucais devido ao acúmulo de placa bacteriana (resíduos alimentares e bactérias) sob esse tecido. Nessas situações, a plastia permitirá que o paciente realize a escovação adequada da região e manutenção do periodonto (estrutura de suporte dos dentes) saudável. Veja a importância da plástica gengival no caso abaixo, em paciente usuária de aparelho ortodôntico fixo.

 

 

 

A gengivoplastia está indicada tanto nos casos onde o paciente expõe muito tecido gengival ao sorrir, como em casos onde há a necessidade de correções sutis no contorno gengival. O caso clínico abaixo mostra uma paciente que apresentava alturas diferentes de gengiva nos dentes, ocasionando falta de harmonia no sorriso. A plástica gengival ressaltou a beleza do sorriso, com o contorno adequado em cada dente, e com todo o conjunto em equilíbrio.

 

 

 

 

Os detalhes fazem toda diferença no resultado final de um sorriso perfeito!

 

 

 

Veja abaixo quais são as respostas para as dúvidas mais frequentes:

 

  • A gengivectomia dói?

Esse procedimento é realizado sob anestesia local, que age bloqueando a sensibilidade ao estímulo doloroso. Então o paciente não sente nenhuma dor durante a cirurgia.

 

  • Como é o pós-operatório?

Como trata-se de uma cirurgia plástica na gengiva, são utilizados instrumentais delicados e especializados, diminuindo o trauma local e contribuindo para um pós-operatório mais confortável para os pacientes. Além disso, serão prescritos medicações pós-operatórias adequadas para cada caso e o paciente será orientado sobre os cuidados locais.

 

  • É necessário repouso após a cirurgia gengival?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o repouso é recomendado para evitar sangramento pós-operatório. Dessa forma, o paciente deverá evitar qualquer tipo de esforço físico de 1 a 3 dias, dependendo da extensão e complexidade da cirurgia.

 

  • É necessário levar pontos?

Quando é necessário remover apenas gengiva para corrigir o contorno, não há necessidade de pontos. Porém, para evitar a reicidiva, é importante que algumas medidas biológicas sejam respeitadas. Por isso, quando há necessidade de correção do contorno ósseo, o tecido gengival descolado precisa ser reposicionado e, nessas situações, serão necessários pontos.

 

  • Pacientes em uso de aparelho ortodôntico podem fazer uma cirurgia plástica na gengiva?

Existem situações onde ocorre um crescimento gengival excessivo durante uso do aparelho ortodôntico. Nesses casos a gengivectomia está totalmente indicada, não só por questões estéticas, mas principalmente  por questões funcionais, pois a gengiva hiperplásica dificulta ainda mais a higiene oral adequada do paciente, favorecendo o acúmulo de placa, a reabsorção óssea, o desenvolvimento de cáries e prejudicando, inclusive, o próprio tratamento ortodôntico. Mesmo assim, a plástica gengival será restrita ao tecido gengival, não sendo possível nenhuma correção óssea nesse momento, sendo necessário às vezes uma complementação cirúrgica após remoção do aparelho. Porém, nos casos onde a queixa do paciente é apenas estética, o ideal é que a plástica gengival seja realizada quando o tratamento ortodôntico for finalizado, pois a movimentação dentária pode movimentar também a margem óssea e a margem gengival, comprometendo o resultado da cirurgia.

 

  • O tratamento clareador pode ser feito quanto tempo depois da gengivectomia?

O clareamento dental pode ser feito ANTES da gengivectomia, pois o gel clareador penetra na estrutura dental como um todo, então mesmo a parte do dente que está coberta por gengiva será clareada. Quando o paciente opta por fazer o clareamento após a cirurgia, deve-se aguardar no mínimo 90 dias para cicatrização completa dos tecidos gengivais.

 

  • A gengivectomia é reversível?

Assim como toda cirurgia plástica, esse tipo de procedimento é irreversível, por isso exige exames prévios e planejamento cuidadoso.

 

  • É necessário algum tratamento prévio à gengivectomia?

Para realização da gengivectomia, a gengiva do paciente deve estar saudável e sem sinais de inflamação. Por isso, em alguns casos serão necessárias algumas sessões de raspagem, profilaxia e orientações sobre técnicas adequadas de higiene oral previamente ao procedimento, pois a inflamação gengival pode comprometer o resultado da cirurgia.

 

 

CONCLUINDO…

 

Se você está incomodada (o) com a aparência do seu sorriso porque percebe que o contorno da sua gengiva não está harmônico, ou porque aparece muito sorriso quando você sorri, então a cirurgia plástica gengival pode ser uma excelente possibilidade. Você não precisa mais evitar sorrir ao tirar uma foto, por exemplo. Isso pode ser solucionado de forma prática, rápida e segura.

 

Conheça a Dra. Rafaela Lantyer, a especialista em Periodontia da nossa clínica:

 

 

CROSP 103. 038

 

Graduada em Odontologia pela UNESP

Especialista em Periodontia pela USP

Especialista no Atendimento de Pacientes Especiais pela Faculdade de Medicina da USP

 

 

 

 

 

Vamos agendar sua consulta?

 

Mande um whatsapp para (12) 98245-6101 ou ligue no telefone (12)3945-0395

 

 

 

    CONTEÚDO VIP
    Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
    Seu E-mail:



    , , , , , , , ,

    Comentários

    Nenhum comentário ainda

    Deixe um comentário

    (não será divulgado)

    icon whatsapp