Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

Aparelhos ortodônticos para adultos

 
No meu dia-a-dia eu me deparo com muitas pessoas adultas que me relatam que estão insatisfeitas com o sorriso, que gostariam de deixar os dentes mais alinhados, mas não se animam a colocar aparelhos ortodônticos.

 
Em geral, essa resistência ao aparelho acontece porque as pessoas pensam em algum desses motivos:

 
– “o aparelho vai me fazer parecer um adolescente”
– “o uso de aparelho é muito incômodo”
– “é um tratamento muito demorado e um gasto muito grande”

 

Algumas pessoas inclusive me procuram porque querem alinhar os dentes com lentes ou facetas de porcelana, ao invés de usar aparelho.

 
Em muitos casos isso é possível, dá para deixar os dentes bem certinhos com um tratamento muito rápido, com a colocação de laminados de porcelana.
Mas em outros casos, quando os dentes são muito “encavalados”, isso não é possível devido à falta de espaço para fazer dentes com um formato bonito, com uma boa proporção entre altura e largura.

 
Há também os casos em que a mordida da pessoa é muito desajustada, o que gera um grande desequilíbrio. Quando um tratamento estético é feito nos dentes da frente sem que haja um equilíbrio na mordida, as facetas de porcelana acabam se deteriorando mais rapidamente. Por isso, nesses casos pode ser recomendável fazer um tratamento ortodôntico antes.

 

 

 

A importância de um sorriso bonito

 

O fato é que não podemos desconsiderar a importância de se fazer um tratamento estético para melhorar o sorriso (seja um tratamento com aparelhos, ou com lentes de porcelana). Veja os resultados de algumas pesquisas:

 
– 50% das pessoas dizem que o sorriso é a primeira coisa que notam em alguém
– 78% das pessoas dizem que associam dentes “encavalados” a pessoas mal-sucedidas
– 36% das pessoas dizem que um sorriso bonito melhoraria a sua vida social

 

 

 

Outros benefícios do tratamento ortodôntico

 
Ter dentes alinhados é importante não apenas no sentido estético. Muitas outras coisas estão relacionadas.

 
Em geral, a presença de dentes alinhados facilita a manutenção de uma boa saúde bucal, porque permite melhor escovação e uso do fio dental. A saúde geral também se torna melhor, porque a correta mastigação facilita a digestão.

 
A presença de dentes alinhados e o correto encaixe dos dentes (oclusão) faz com que haja menos fraturas de dentes e restaurações, menos desgastes nos dentes, e também menos tendência de morder lábios e bochechas acidentalmente.

 
A respiração é muito afetada pela forma e pelo encaixe das arcadas dentárias. A pessoa que tem a maxila muito fechada, com o palato (céu da boca) alto e o queixo muito para trás tem maior tendência para ronco e apneia, as paradas respiratórias durante o sono. Leia mais sobre a apneia aqui. Com o tratamento ortodôntico bem planejado, a respiração melhora muito.

 

 

 

Novas opções de aparelhos

 
A Ortodontia evoluiu muito nos últimos anos.

 
Atualmente, existem exames de imagem bastante sofisticados para auxiliar o planejamento do caso.

 
Em alguns tipos de aparelhos o planejamento é feito em computador, simulando o tratamento completo, do início ao fim. E os aparelhos (chamados de alinhadores invisíveis, como o Invisalign e o OrthoAligner Compass) são confeccionados em impressoras 3D.

 
Os aparelhos deste tipo são extremamente cômodos, porque os alinhadores são transparentes e não interferem com a estética. Outra vantagem é que eles são móveis, então podem ser tirados para que haja uma boa higiene bucal. E assim você pode comer os alimentos que quiser, sem se preocupar se eles vão ficar presos nos brackets.

 
Os alinhadores invisíveis são recomendados principalmente para dentes espaçados ou tortos.

 
Outra ótima opção de tratamento é o uso de aparelhos auto-ligados, como o Sistema Damon. Eles podem ser usados para praticamente todos os tipos de casos, inclusive os mais complexos.
Como ele abre as arcadas dentárias, melhora toda a estética facial – normalmente sem a necessidade de extrações ou expansores. O sorriso fica largo, porque aparecem vários dentes ao sorrir. Isso deixa o sorriso muito mais bonito!

 
O tratamento com o aparelho Damon é mais tranquilo do que com aparelhos convencionais, porque nele não há necessidade de elásticos ou ligaduras metálicas. Arcos High tech movem os dentes mais rápido. Isso faz com que o tratamento seja consideravelmente mais rápido e com menor quantidade de consultas de manutenção.

 
No aparelho auto-ligado também existe a opção de brackets de porcelana, que são muito estéticos.

 

 

Para saber mais sobre os alinhadores invisíveis e os auto-ligados, clique aqui.

 

 

Você quer saber qual aparelho é mais indicado no seu caso e como ele pode mudar o seu sorriso? Então agende uma consulta com a nossa especialista!

 

Tel: 3945-0395

Whtasapp: 98245-6101

Apenas atendimento particular

 

 

 

Dra. Carla Sayuri Shibata

 

Especialista em Ortodontia pela ABENO – São Paulo

Pós-graduação em Ortodontia para adultos na CETAO – São Paulo

Pós-graduação em Ortopedia infantil na APCD – São José dos Campos

Credenciamento nos sistemas: Damon (Aparelhos autoligados) e Alinhadores invisíveis (Invisalign e Compass)

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Seu E-mail:


, , , , , , ,

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

(não será divulgado)