Pré-natal odontológico previne problemas bucais de mãe e filho
Tudo o que acontece com a mulher durante a gestação tem importância primordial no desenvolvimento da criança na vida intrauterina, portanto, a preocupação com a saúde deve começar antes do nascimento, e isso inclui os cuidados com a saúde bucal durante a gravidez.
Por isso o pré-natal odontológico é uma importante medida preventiva que beneficia tanto a mãe quanto o bebê.
Algumas pesquisas mostram que condições desfavoráveis durante a gravidez podem trazer consequências e colocar em risco a saúde bucal do bebê, ou mesmo, em casos extremos, a própria gestação.
A doença periodontal, por exemplo, tem sido apontada como possível fator de risco para partos prematuros e bebês de baixo peso.
De acordo com a doutora em Odontopediatria Flávia Konishi, as alterações relacionadas aos dentes que são observadas na criança, como dentes mal-formados e esmalte hipomineralizado, tiveram origem no período gestacional.
Isso acontece porque a odontogênese (período em que os dentes são formados) tem início nesta fase precoce do desenvolvimento humano. Sabemos, no entanto, que muitas dessas condições podem ser prevenidas.
Sempre que a mulher grávida passa a fazer parte de um programa odontológico, aumentam as chances de o bebê apresentar mais saúde bucal.
O acompanhamento da gestante pelo dentista pode levar a um pronto diagnóstico de um possível problema bucal e a realização de tratamento, o que possibilitará a redução ou até mesmo a eliminação de fatores e de comportamentos que venham a colocar em risco a saúde do futuro bebê.
O atendimento permite, ainda, compartilhar informações, educar e sensibilizar os pais grávidos para melhor cuidarem de seus filhos.
Entre outras informações, os pais são orientados sobre a importância do aleitamento materno, dos hábitos e suas consequências, dos dentes decíduos, da transmissibilidade das doenças, da higiene bucal do bebê, do momento da primeira consulta e do papel dos pais na saúde da criança.
Se você está grávida, procure um dentista para cuidar bem da sua saúde bucal. Esta é também uma forma de cuidar do seu bebê.
Fonte: Jornal APCD
Comentários