Os cremes dentais são todos iguais?
Existem centenas de cremes dentais à venda atualmente. Só da marca Colgate são quarenta e um! Por isso, é normal ficar na dúvida na hora de escolher.
Se você tem boa saúde bucal e não tem nenhuma necessidade especial (como as que estão citadas abaixo), você pode até escolher um creme dental anti-cáries pelo sabor que for mais agradável para você. Todos eles têm flúor e, em geral, na mesma composição. O que os difere são os demais componentes.
Ex: Colgate total 12, Oral B Pró-saúde, Close Up, Sorriso, Care Forte
Mas e as pastas sem flúor?
Essas eu não recomendo!!!
O flúor é o maior responsável na prevenção de cáries. Essas pastas ditas “naturais” não têm nenhum efeito anti-cáries. Seu único benefício é deixar a boca limpa, com sabor agradável. O flúor tem sido usado há décadas, com um profundo impacto na melhora da saúde bucal da população. Os estudos mostram que ele é totalmente seguro, portanto não há motivo para deixar de usá-lo. Tenho um artigo bastante completo sobre esse assunto (leia aqui).
Prevenção do tártaro e do mau-hálito
As pastas que têm pirofosfato ou zinco na composição têm a capacidade de diminuir de 20 a 50% a nova formação de tártaro (após uma limpeza completa no dentista).
Ex: Kin Forte e Kin Whitening (ambas da PharmaKin)
Sensibilidade
Cremes dentais com nitrato de potássio e outros compostos agem sobre as terminações nervosas dentro dos dentes, impedindo a condução do estímulo de dor.
Se a sensibilidade não cessar após 1 mês de uso contínuo, pode ser necessário algum procedimento realizado pelo dentista, como aplicação de laser ou recobrimento com resina.
Ex: Sensodyne, Colgate sensitive pró-alívio, SensiKin
Prevenção de manchas
As pastas branqueadoras não têm a capacidade de deixar os dentes de fato mais brancos (como o que ocorre com o clareamento dental). Mas, por serem mais abrasivas, têm mais capacidade de remover manchas extrínsecas, aquelas que ficam aderidas à superfície dos dentes. Caso você as use, recomendo que seja por apenas 2 semanas. O uso contínuo pode ocasionar mais desgaste nos dentes e sensibilidade.
Ex: Kin Whitening, Colgate Luminous White, Oral B 3D White
Tenho um artigo específico sobre as pastas branqueadoras. Leia aqui.
Obs: Se você tem sensibilidade e/ou retração gengival, não é recomendável usar pastas branqueadoras, porque poderão piorar a situação devido à alta abrasividade.
Adorei a matéria! Muito esclarecedora. Parabéns por esta divulgação de informações.
Obrigada Michelle!