Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

Você quer ser bem sucedido? Então trate de dormir bem!

 

Já aconteceu alguma vez de você estar tão mentalmente cansado, que desistiu temporariamente do trabalho, foi dormir, e surpreendentemente teve um insight? Pois é, já está mais que comprovado que o sono favorece a criatividade e a solução de problemas.

 

Sara Mednick, da Universidade da Califórnia, demonstrou que a fase REM (sono profundo, quando acontecem os sonhos e há intensa atividade cerebral) estimula diretamente o processo criativo muito mais do que qualquer outra fase do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado. E quem não tem uma boa noite de sono, não consegue ter uma quantidade de horas suficiente em sono REM para que a criatividade seja estimulada. A pesquisadora relata que “para questões ligadas ao que a pessoa está trabalhando no momento, a passagem do tempo é suficiente para encontrar as soluções. Entretanto, para novos problemas, apenas o sono REM é capaz de aumentar a criatividade”.

 

No ano passado foi lançado um estudo bastante interessante no qual os pacientes voluntários se esforçavam para resolver um problema em um jogo de videogame. Aqueles que tiraram um cochilo em seguida tiveram quase que duas vezes mais insights para solucionar o jogo do que aqueles que permaneceram acordados. Foi concluído que o sono pode potencializar a resolução de problemas que envolvem raciocínio lógico.

 

Também está totalmente comprovado que o sono é fundamental para que as informações recentemente adquiridas sejam consolidadas como memória. Essa também é uma função do sono REM. Quem não tem aproximadamente 25% de sono REM durante a noite, com certeza tem a memória prejudicada. E isso é muito comum em pacientes que apresentam apneia do sono, por exemplo.

 

Quando uma pessoa tem apneia, ocorrem paradas respiratórias durante o sono. Para que a pessoa volte a respirar, o cérebro faz com que a pessoa acorde ou tenha um “microdespertar”, que é quando passa de um sono profundo para um sono mais leve. Geralmente acontecem dezenas de microdespertares em cada hora de sono e, como consequência, a pessoa acaba permanecendo menos tempo do que o ideal no sono REM.

 

Resumindo a história, se você quer ser um profissional produtivo e bem-sucedido, isso só será possível caso durma bem. Ou você conhece alguém que não tem criatividade, raciocínio lógico e nem memória muito boa, mas que está se saindo bem no trabalho?

 

 

Referências:
Cai DJ et al. REM, not incubation, improves creativity by priming associative networks. Proc Natl Acad Sci U S A. 2009 Jun 23;106(25):10130-4.
Beijamini F et al. After being challenged by a video game problem, sleep increases the chance to solve it. PLoS One. 2014 Jan 8;9(1):e84342.

 

 

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Seu E-mail:


, , , , , , , , ,

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

(não será divulgado)