Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

Ortodontia – aparelhos fixos e móveis para transformar o seu sorriso

Como a Ortodontia pode melhorar a sua qualidade de vida?

 

 

Se você não se sente confiante com o seu sorriso por ter dentes desalinhados, ou muito projetados para a frente, ou com espaços entre um e outro… então o Tratamento Ortodôntico pode ajudar você.

 

O sorriso está muito ligado às emoções. Se você está insatisfeito com os seus dentes, provavelmente não vai se sentir confortável para sorrir e isso pode ter implicações ruins para os seus relacionamentos. Por outro lado, um sorriso bonito e natural tem o poder de aumentar a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa.

 

Mas a ortodontia é útil não apenas para solucionar problemas estéticos. Também tem a capacidade de melhorar a mastigação.

 

Adultos que perderam um ou mais dentes quando crianças (ou jovens) em geral apresentam alguns dentes inclinados, que não desempenham bem a função mastigatória. Com isso, sobrecarregam outros dentes, que passam a sofrer desgastes e chegam até mesmo a quebrar pelo uso mais intenso do que seria o normal.

 

A forma correta de se mastigar é alternando o alimento em ambos os lados da boca. Quando a pessoa não tem um encaixe dos dentes muito adequado, há um prejuízo para todo o sistema digestivo.

 

Além disso, ao possuir uma boa mastigação, os alimentos são mais bem processados, causando maior sensação de saciedade.

 

Dentes tortos também podem causar problemas na postura. Isso acontece porque o corpo humano funciona como uma engrenagem, e dentro dela, os dentes encontram-se ligados à face, cabeça e pescoço.

 

O posicionamento de dentes e arcadas muito inadequado, como mordidas cruzada e mordida aberta, por exemplo, pode agravar uma Disfunção de ATM (articulação da boca) e também manter a cabeça em uma posição errada, o que interfere na postura.

 

Portanto, um tratamento ortodôntico pode te ajudar a:
– aumentar a autoestima
– manter os seus dentes saudáveis, sem desgastes
– desempenhar um bom processo de mastigação, protegendo o seu sistema digestivo, e com maior sensação de saciedade
– ter um posicionamento equilibrado das arcadas dentárias, articulação, cabeça e pescoço, prevenindo possíveis problemas futuros nessas estruturas

 

 

Não importa a sua idade, nunca é tarde para começar!

 

É comum pacientes adultos não aceitarem o tratamento ortodôntico por não estarem dispostos a usar os aparelhos fixos “típicos” dos adolescentes.

 

A boa notícia é que a Ortodontia evoluiu muito ao longo dos anos e atualmente é possível fazer tratamentos com aparelhos invisíveis (como o Invisalign e o Compass), ou com aparelhos de porcelana ou de safira, que são extremamente estéticos.

 

Outra novidade é que existem sistemas, como o Damon, que agilizam o tratamento, sendo até 30% mais rápido do que um aparelho convencional.

 

 

Veja abaixo algumas características dos sistemas mais atuais:

 

 

Damon (Aparelhos Autoligados)

 

ANTES

ANTES

Fonte: www.damonbraces.com

DEPOIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANTES

ANTES

Fonte: www.damonbraces.com

DEPOIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.damonbraces.com

 

 

 

É um sistema que tem o objetivo de não apenas corrigir o alinhamento dos dentes, mas também de propiciar estética mais agradável para toda a face, por meio de um sorriso mais largo e uma face mais equilibrada.

 

A maior parte dos casos são tratados sem extrações. Um sorriso mais amplo, mostrando todos os dentes, é muito mais agradável e natural.

 

O tratamento é mais confortável porque os brackets não são amarrados com elásticos. São utilizados arcos high tech que movem os dentes para a posição correta, usando forças mais suaves.

 

São necessários menos ajustes. Ao invés da manutenção mensal, são realizadas consultas a cada 2 ou 3 meses.

 

Alinhadores invisíveis (Invisalign e Ortho Aligner – Compass)

 

 

aparelho invisalign

 

 

 

O Invisalign é um sistema inovador para corrigir os seus dentes através de uma série de placas removíveis que são feitas sob medida para os seus dentes.

 

Essas placas são transparentes e por isso esse tratamento ortodôntico é imperceptível.
O processo é feito da seguinte maneira:

 

A documentação do paciente é digitalizada e os movimentos que serão realizados nos dentes são planejados no computador.

 

A partir daí, é confeccionada uma sequência de placas transparentes por meio de modernas impressoras 3D. Essas placas são chamadas alinhadores.

 

Como o Invisalign é um sistema americano, toda a etapa de planejamento digital e confecção das placas é realizada nos Estados Unidos, o que aumenta o custo do tratamento.

 

Há alguns anos surgiu no mercado o Ortho Aligner- Compass, um sistema nacional que funciona da mesma forma que o Invisalign e que apresenta resultados tão bons quanto o pioneiro nesta tecnologia.

 

Em ambos os sistemas, cada par de placas é usado por aproximadamente 15 dias e depois é substituído pelo próximo par da sequência. Cada placa apresenta uma leve alteração na posição dos dentes em relação à anterior, fazendo o alinhamento gradual das arcadas com aplicação controlada de força. Dessa forma, o desconforto é mínimo durante todo o tratamento.
Uma das grandes vantagens dos alinhadores é que eles podem ser retirados para comer e para escovar e passar o fio dental. Isso evita situações constrangedoras durante as refeições e assegura a manutenção de uma boa higiene bucal.

 

Outro ponto fundamental nesses sistemas é a previsibilidade. Você pode pré-visualizar cada etapa do seu tratamento. É possível ter previsão do número de visitas ao dentista, saber quando as mudanças visíveis começam a acontecer e obter informações sobre a finalização do tratamento.
Os alinhadores invisíveis não são indicados para todos os casos, mas tem resultados excelentes na correção de dentes apinhados (ou seja, “encavalados”).

 

aparelho ortho-aligner compass

Concluindo…

 

A Ortodontia evoluiu muito nos últimos anos e por isso tem excelentes opções para que todas as pessoas possam alinhar os dentes e corrigir a mordida de uma forma mais estética, mais rápida e mais eficaz.

 

Dentes bem posicionados e um lindo sorriso podem aumentar a auto-estima e autoconfiança em qualquer idade, além da melhora das condições de saúde bucal.

 

Por isso, se você tem interesse em saber qual é a melhor opção de ortodontia para o seu caso, agende uma consulta e converse com a nossa especialista, a Dra. Carla S. Shibata.

 

Tel: (12) 3945-0395

Whatsapp: (12) 98245-6101

Atendimento apenas particular

 

 

Dra. Carla ortodontia

 

Dra. Carla Sayuri Shibata

 

Especialista em Ortodontia pela ABENO – São Paulo

Pós-graduação em Ortodontia para adultos na CETAO – São Paulo

Pós-graduação em Ortopedia infantil na APCD – São José dos Campos

Credenciamento nos sistemas: Damon (Aparelhos autoligados) e Alinhadores invisíveis (Invisalign e Compass)

 

 

 

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Seu E-mail:


, , , , , , , , , , ,

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

(não será divulgado)