Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

O trabalho e a recompensa

 

 

Alguma vez na vida você já sentiu que está trabalhando muito, se esforçando muito e não consegue ter os resultados que está buscando?

 

Ou então os resultados que tem não satisfazem o seu coração?

 

Ou as pessoas ao redor não reconhecem o seu esforço?

 
Salomão, rei de Israel, um homem sábio e vivido, também teve essa sensação. Ele escreveu no livro de Eclesiastes: “Quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento.” (2:11).

 

Infelizmente isso é realidade na vida de muitas pessoas e frequentemente é causa de estresse. Mas existiria solução para isso? Se não podemos parar de trabalhar, o que fazer em tal circunstância?

 

Podemos dizer que a maioria das pessoas buscam satisfação por meio das coisas que fazem e das pessoas com quem se relacionam. É por isso que quando o trabalho não está sendo bem sucedido ou reconhecido, surge a insatisfação e o estresse.

 

Talvez a solução seja viver uma vida menos utilitarista, ou seja, não avaliar uma ação unicamente em função de suas consequências.

 

O próprio rei Salomão chegou a essa conclusão: “Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho. Essa foi a recompensa de todo o meu esforço” (Eclesiastes 2:10).

 

O que aconteceria se nós conseguíssemos desfrutar de cada momento sem esperar que ele nos proporcione algum ganho extra ou alguma felicidade futura? Nós conseguiríamos desfrutar o momento sem desperdiçá-lo.

 

Viva a sua porção de felicidade enquanto estiver fazendo alguma coisa, porque ficar esperando uma gratificação posterior é ilusão, é correr atrás do vento.

 

Viver o enquanto é a arte de “presentificar a vida”. Fazendo assim, você volta para a vida, você a vive na hora certa, e vai se alegrar com todo o seu trabalho, porque isso vem da boa mão de Deus.

 

 

Fonte:

Adaptado do livro “O livro mais mal humorado da Bíblia”, de Ed René Kivitz.

 

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Seu E-mail:


, , , ,

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

(não será divulgado)