Dor Orofacial e Disfunção da ATM

Menu

Dor na boca ou na face é algo muito comum, mas muitas vezes as pessoas que sofrem com esse problema não conhecem um profissional especialista nessa área, que seja capaz de fazer um tratamento que alivie de fato a sua dor.
  
O dentista especialista em Dor Orofacial tem o conhecimento necessário para fazer o diagnóstico e o tratamento de várias condições como: Disfunção da ATM, bruxismo, neuralgias (dores de nervo) pós-cirurgia ou pós-implante, ardência bucal, etc.
  
ATM é a sigla de uma articulação que temos na face, logo à frente do ouvido, que faz a abertura e fechamento da boca. Quando essa articulação ou outras estruturas que trabalham em conjunto não funcionam bem, podem ocorrer alguns sintomas como:
  

  • Dores nos músculos da face
  • Dor de cabeça (que pode ser confundida ou se somar à enxaqueca)
  • Dor na ATM (que pode parecer dor de ouvido)

  

  • Deslocamentos ou estalos ao abrir a boca
  • Travamento do maxilar
  • Desconforto ao mastigar

  
Na maioria dos casos o tratamento é clínico, ou seja, sem a necessidade de cirurgias e outros procedimentos mais radicais. Em nosso consultório o tratamento inclui várias terapias, dentre elas: exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, placa de mordida e uso de aparelhos que diminuem a dor e relaxam a musculatura, como TENS e laser.
  
Além disso, priorizamos a explicação do diagnóstico (para que o paciente consiga entender qual é a sua condição) e orientamos quanto ao que pode ser feito em casa para o alívio da dor. Isso é muito importante para envolver e motivar o paciente no tratamento e, consequentemente, alcançar melhores resultados.
  
No Brasil atualmente mais de 400.000 pessoas apresentam Disfunção de ATM. Você não está sozinho! Mas, fique tranquilo, você está em boas mãos!