Dra. Lia Alves Schinetski, PHD

10 curiosidades sobre o poder do sorriso

 

Talvez você não imagine, mas investir no seu sorriso bonito pode trazer grandes vantagens para a sua vida. Pesquisas realizadas em várias Universidades ao redor do mundo revelam dados supreendentes!

 

 

1. O sorriso pode ser muito lucrativo

Segundo estudo realizado pelo Journal of Career Assessment, pessoas sorridentes e felizes ganham mais dinheiro, são mais produtivas, eficientes e têm maior sucesso profissional. O neuromarketing tem comprovado que pessoas sorridentes são mais persuasivas e conseguem vender mais. Em uma entrevista de emprego, pessoas sorridentes têm 58% mais chances de serem contratadas do que candidatos que mantém o semblante fechado. O segredo pode estar no fato de que pessoas que estão sempre sorrindo parecem mais confiáveis, de acordo com pesquisadores da Rice University.

 

 

2. O sorriso pode predizer quanto tempo a pessoa irá viver 

A Universidade de Wayne, em 2012, examinando figurinhas de jogadores de baseball da década de 50, descobriu que os jogadores de sorriso largo viveram, em média, 80 anos (cerca de 8 anos a mais que os que não sorriram para a foto).

 

 

3. O sorriso tem um efeito mensurável no bem-estar geral de uma pessoa 

Pela análise do sorriso de estudantes em anuários de formatura de ensino médio, pesquisadores da Universidade de Berkeley foram capazes de prever quão satisfatório e duradouro o casamento do indivíduo seria, quantos pontos fariam em avaliações de bem estar e quão inspiradores eles seriam para outras pessoas.

 

 

4. Sorrir estimula nosso sistema de recompensa cerebral

Pesquisadores britânicos descobriram que boas risadas causam um efeito no cérebro semelhante à inundação de prazer proporcionada por 2 mil barras de chocolate (sem as calorias a mais!). O mesmo estudo descobriu que sorrir é tão estimulante quanto receber 16 mil libras em dinheiro.

 

 

5. Os bebês já nascem com a capacidade de sorrir

Através de tecnologia 4D o cientista português Freitas-Magalhães descobriu que até os fetos sorriem! Os bebês aprendem uma série de comportamentos e sons observando as pessoas ao seu redor, mas os cientistas acreditam que todos os bebês já nascem com a capacidade de sorrir. O primeiro sorriso intencional se dá por volta das seis semanas de vida e é um dos primeiros indícios de sociabilização. Mesmo bebês cegos sorriem ao som de uma voz humana.

 

 

6. O sorriso torna uma pessoa mais alegre

Sorrir pode ajudar a diminuir a quantidade de hormônios que aumentam o estresse, como o cortisol, a adrenalina e a dopamina. E aumenta os níveis de neurotransmissores como a endorfina e a serotonina, que estimulam a sensação de bem-estar, melhoram o humor e previnem a depressão.

 

 

7. Sorrir faz bem para o sistema cardiovascular

Um estudo da Universidade de Loma Lina (EUA) revelou que boas gargalhadas reduzem o risco de doenças cardiovasculares e estimulam a produção do colesterol bom. Já a Universidade de Baltimore demonstrou que rir melhora o fluxo de sangue e reduz a pressão sanguínea e o risco de AVC.

 

 

8. Sorrir pode rejuvenescer o rosto

O sorriso movimenta boa parte da musculatura facial, melhora sua elasticidade, fortalece o tônus muscular, hidrata, previne ruas e o ressecamento. Inclusive, emagrece até 40 calorias, de acordo com a Association for Psychological Science.

 

 

9. O ato de sorrir realmente nos faz sentir melhor

Essa teoria foi desenvolvida por Charles Darwin e denominada feedback facial: o sorriso não é um mero resultado de se sentir bem, mas ele também faz com que nos sintamos melhor. Um estudo alemão mais recente demonstrou, por meio de Ressonância Magnética, que o feedback facial modifica o processamento neural do conteúdo emocional no cérebro de uma forma que nos ajuda a nos sentirmos mais felizes quando sorrimos.

 

 

10. Sorrir é evolutivamente contagioso

Foi realizado um estudo na Suécia no qual eram mostradas fotos de diferentes emoções aos indivíduos participantes da pesquisa. Quando a figura de uma pessoa sorrindo era apresentada, era solicitado que eles franzissem a testa. Mas, ao invés isso, os participantes imediatamente imitavam o que eles viam e acabavam sorrindo. Foi necessário esforço consciente para tirar o sorriso do rosto. Isso acontece porque o sorriso suprime o controle que temos nos músculos faciais.

 

 

O sorriso tem um poder extraordinário, por isso, nunca deixe de sorrir! E se algum fator estético está impedindo você de sorrir, procure um dentista!

 

 

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Seu E-mail:


, , , , ,

Comentários

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

(não será divulgado)